segunda-feira, 8 de novembro de 2010

T&D no Brasil

Linha do tempo – O ínicio do ensino profissional e o T&D no Brasil

Ø                   1909 – Criada as escolas de aprendizagem de oficio – Presidente Nilo Peçanha;
Ø                   1930 e 1931 – Criação do Ministério da Educação (1930) e do Trabalho (1931);
Ø                   1934 – Criação da Universidade de São Paulo;
Ø                   1943 – Aprovada a CLT;
Ø                   1942 – Criação do SENAI;
Ø                   1943 – Criação do SENAC;
Ø                   1949 – Temas e Teorias que ‘caíram no gosto’ dos treinadores: TWI método de supervisão (Training Whitin Industry) destacava-se os módulos : “Ensino Correto de um trabalho”, Relações Humanas no trabalho”, “Melhoria de métodos no Trabalho” e Treinamento em Segurança no trabalho”
Ø          1960 – T&D dava os primeiros passos nas empresas brasileiras – Instrução programada, abordagem para a aprendizagem desenvolvida por B. F. Shinner baseada na pscicológia behaviorista;

Ø                  1960 – Temas e Teorias que ‘caíram no gosto’ dos treinadores: Instrução programada (IP) e os cursos de leitura dinâmica e memorização;
Ø                  1963/64 – Incentivos fiscais para as empresas custearem seus treinamentos: “acordos de isenção” com o SENAI;
Ø                  1963 – Incentivos fiscais para as empresas custearem seus treinamentos: PIMPO – Programa Intensivo de Preparação de Mão de Obra;
Ø                   1964 – Criação do Salário Educação – A intenção de que as empresas custeassem o ensino dos filhos de seus empregados;
Ø                  1969 – Criada o CENAFOR – Centro Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal para a formação profissinal;
Ø                  1970 – Medidas governamentais relativas ao ensino supletivo, à alfabetização de alunos (Mobral) e às próprias diretrizes e bases da educação Nacional;
Ø       1970 – Temas e Teorias que ‘caíram no gosto’ dos treinadores: Administração por objetivos (APO), desenvolvimento organizacional (DO), dinâmica de grupo (DG) e Análise Transacional (AT)
Ø             1970 – Formada a ABTD – Assossiação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento;
Ø                  1971 – Criados os cursos profissionalizantes para alunos do 2º grau;
Ø                  1976-1990 - Incentivos fiscais para as empresas custearem seus treinamentos: Benefícios fiscais concedidos pela lei nº6.297;
Ø                  1976 – Instituido o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) custeado pelo mesmo incentivo fiscal destinados as ações de T&D;
Ø                  1980 – Temas e Teorias que ‘caíram no gosto’ dos treinadores: Administração Participativa e Qualidade Total (CCQ – Círculos de Controle da Qualidade)

O T&D que chegou no Brasil por volta dos anos 60, em primeiro lugar subordinado ao gerente de relações industriais e depois como parte de recursos humanos, deixou de existir nas empresas indo para o mercado externo em meados de 1970, passando as ser contratados apenas quando necessários.
Assim passamos a ter algumas perspectivas para os próximos anos:
  • Os profissionais de T&D passam as ser pretadores de serviços;
  • O e-learning passa a ser visto como alternativa para os treinamentos presenciais descartando o EAD;
  • A imagem passa a ter papel importante como mensagem;
  • A tecnologia torná-se cada vez mais sofisticada no processo de ensino-aprendizagem;
  • Os traços da personalidade ou atitudes passam a ser críterios válidos para se avaliar o desempenho e empregabilidade;
  • O professor ganha o papel de mediador do conhecimento, uma vez que, já não é como no passado, a única fonte legítima de conhecimento;

Referências:

Manual de Treinamento e Desenvolvimento – Gestão e estratégicas (Boog,Gustavo / Boog.Magdalena – Coordenadores).


Cleberson de Castro e Cláudia Rocha

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