quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Aprender a desaprender e reaprender

“Nós vivemos o que nós sabemos” Maryllin Fergusson


    Somos frutos de tudo que vivemos, das nossas experiências, frustrações, erros e acertos. Uma aula, um encontro de amigos, um bate papo com os colegas do trabalho, entre outras relações, promovem o aprimoramento do nosso conhecimento e das nossas competências.
   Precisamos estar atentos ao novo e aprimorar a nossa visão, mudar de mundo é mudar de olhar. Fazemos da nossa verdade algo único e resistimos aos pensamentos diversos e às opiniões discordantes. Não mudar esta postura pode muitas vezes limitar o nosso aprendizado e evolução. Temos que lembrar que um ponto de vista,  é a vista de um ponto.
  Educação nas empresas é um tema estratégico, pois os indivíduos que entram nas organizações têm uma base de ensino tradicional que precisa ser melhorada e uma complexa diversidade de valores. Em primeiro lugar precisamos  aprimorar o nível básico de conhecimento dos colaboradores,  em segundo criar um modelo de comportamento , no seu nível mais ético, eliminando vícios ainda latentes em grande parte da nossa cultura, e pensar sempre no desenvolvimento individual e comunitário.
   Na era do conhecimento, o capital físico perde lugar para o capital humano, portanto a educação não termina com o último certificado que você conseguiu obter, estudar a vida toda é uma necessidade. Para inovar e empreender, primeiro temos que entender que competimos todos os dias com nós mesmos, hoje temos que ser melhores do que fomos ontem,  e amanhã teremos de ser melhores do que estamos sendo hoje. Competição não é em si negativa, ela nos impulsiona a aprender e a nos desenvolver.
   Não se deve resistir às mudanças. Pensar novo, ter atitudes novas  dentro da nova realidade,  tem que ser a nossa rotina.  




Palestra - Nós não nascemos prontos (Edificação da Personalidade) - Mário Cortella








Referências:
Manual de Treinamento e Desenvolvimento – Gestão e estratégicas (Boog,Gustavo / Boog.Magdalena – Coordenadores).
Gestão de Pessoas – Cap. Treinamento –  Chiavenato, Idalberto

Um comentário: