sábado, 20 de novembro de 2010

T&D e E-learning

 Hoje um funcionário chega para trabalhar ouvindo uma música no IPOD, com um celular que dá acesso a internet (entre outras funcionalidades), senta-se na mesa e pluga o seu HD externo na máquina, entra no e-mail e acompanha as últimas notícias nos seus sites de preferência.

 O e-learning surge como uma proposta mais adequada a essa nova rotina dos colaboradores. Afinal, ele pode escolher o melhor horário, qual habilidade ou assunto ele quer desenvolver.
 
 No primeiro projeto ele costuma sair três vezes mais caro que um treinamento presencial, porém na segunda aplicação cai a custo zero e uma vez montado o conteúdo é mais fácil reproduzir para os demais. Essa geração que esta chegando nas empresas já esta familiarizada com as novas tecnologias, é uma forma diferenciada de desenvolver, pois o uso da imagem, vídeos, e a interatividade acaba sendo um novo jeito de construir o pensando e o aprendizado.

 Daniela Melaré estuda a tecnologia da inteligência no processo de ensino e aprendizado dando alguns alertas sobre essa nova ferramenta de ensino:

“Os recursos da tecnologia e em especial o computador podem modificar a cognição, ampliando e possibilitando novos espaços e formatos de construção do conhecimento, o progresso da tecnologia é algo constante e histórico é impossível de renegá-lo ou ignorá-lo. O uso dela na educação deve ser ampliado não somente na questão técnica, mas principalmente nessa nova perspectiva de cognição, que na realidade são os paradigmas emergentes da sociedade da informação e do conhecimento.”

(Daniela Melaré, Questionamentos sobre o computador na educação – http://dmelare.blogspot.com/).

 Hoje vários sites de estágios já disponibilizam cursos online pros alunos cadastrados, certificando inclusive, disponibilizam as apostilas, dão textos de apoio e as referências bibliográficas para pesquisas posteriores afim de prepará-los para o mercado cada mais vez competitivo e dinâmico.

 Outra questão é pensar como este individuo aprende, Daniela Melaré afirma que as pesquisas de estilos de aprendizagem é uma das inovações neste contexto atual pois, os estilos de uso são formas diferenciadas que cada um tem de acessar e utilizar os recursos da virtualidade.

 Assim cada um de nós utiliza e aprende de uma forma diferente, é interessante atentar-se pra esse fato uma vez que o cursos e-learning atingem um publico grande e diversificado.




2 comentários:

  1. Interessante o texto. Entendo que a gestão do conhecimento dentro da empresa necessita evoluir em busca da melhoria do aprendizado de cada indivíduo da forma como ele consegue aprender. Realmente o e-learning ainda possui várias formas de ser explorado dentro das empresas principalmente no Brasil. Países como Estados Unidos e Inglaterra já fazem parte da cultura do indivíduo a utilização do e-learning.

    ResponderExcluir
  2. Ola
    adorei o blog de voces
    estou seguindo...
    Sou estilista e meu blog é novo, quando puder me visite
    beijos
    Talitah Sampaio

    ResponderExcluir